Virando a Página da Vida para um Novo Ano – por Melva A Cackler e Joan McClelland
O início de um novo ano nos dá a oportunidade perfeita para avaliar o que aprendemos e realizamos nos doze meses anteriores, e até mesmo durante nossa vida. Quais são nossas realizações físicas? Quais são nossas realizações espirituais? O que aprendemos? Passamos tempo suficiente e de qualidade com nossa família? Compartilhamos a mensagem de Jesus Cristo com nossa família? — Com nosso vizinho? Contribuímos com nosso tempo e recursos para o Senhor e Sua igreja? Estamos mais próximos de viver em Sião?
Em janeiro passado, em uma de nossas reuniões on-line da igreja do Segundo Convite, estudamos uma lição preparada pela irmã Joan McClelland, intitulada: “Vivendo em Sião”. A irmã Joan é a líder regional da Austrália e Nova Zelândia na Fonte de Águas Vivas Internacional. Conheço Joan (e seu esposo e sua família) desde o início de minha adolescência. Como membros da Igreja Reorganizada dos Santos dos Últimos Dias, nos reuníamos para ir à igreja nas manhãs e noites de domingo, para os serviços de Oração e Testemunho nas noites de quarta-feira, para os programas dos jovens nas noites de sexta-feira e para outras atividades sociais e da igreja. Éramos uma congregação pequena e muito unida, mas também convidávamos e recebíamos pessoas da vizinhança. Estudávamos as escrituras, falávamos sobre Sião e esperávamos o surgimento de Sião
Agora, muitos anos depois, continuamos a buscar a realidade de Sião. Mas há uma diferença! Agora temos o Livro Selado e a orientação de Deus por meio do Profeta Maurício Berger. Temos as instruções – o plano – para a estrutura organizacional e espiritual que nos aproxima da realização de Sião. Começando com a organização da Ordem Unida e a preparação dos locais de refúgio, aprenderemos de forma muito prática como viver em paz e harmonia em nossas famílias e com nossos vizinhos.
Para ajudar nesse chamado, e ao virarmos a página da vida para um novo ano de esperança e promessa, vamos analisar trechos da oportuna apresentação da irmã Joan sobre “Viver em Sião”.
Somos todos diferentes no que fazemos ou dizemos. Quando vivemos juntos, somos como uma roda — o “eixo central” é nosso Senhor Jesus Cristo; nós somos os raios trabalhando juntos em nossos diferentes pensamentos e maneiras, formando um círculo perfeito, com amor uns pelos outros, para termos uma vida maravilhosa juntos em Sião. Se quisermos viver em Sião, precisaremos fazer grandes mudanças em relação ao modo como estamos vivendo hoje. Precisaremos aprender a ter todos os bons sentimentos que derivam do nome de Deus (ver Livro Selado de Moisés 4:17-25).
Esse projeto, vindo de Deus, requer primeiro que o povo possua a cidadania de Sião em seus corações; e este será o meio pelo qual o povo de Deus se mostrará apto e digno de viver em Sião, tendo um coração quebrantado e um espírito contrito diante do Senhor (Atos dos Três Nefitas 7:6).
Lentamente, ao longo dos anos, o maligno fez com que nos desviássemos do caminho estreito e justo (verAtos dos Três Nefitas 6:18). Talvez não estejamos nem mesmo segurando a “barra de ferro” (ver Livro Selado de Moisés 3:10).
Devemos orar diariamente a Deus pedindo orientação e ajuda, e em ação de graças por tudo o que Ele nos dá e pelas bênçãos que Ele concede a cada um de nós o tempo todo. Pois “Mas, com o Espírito Santo de Deus, através de seus dons, Sião transbordará paz e mansidão entre seus cidadãos; pois os bons sentimentos, como se fossem uma voz em nossos ouvidos, terão que nos indicar o caminho a seguir, amém!” (Atos dos Três Nefitas 6:19). Também devemos ter cuidado com tudo o que fazemos ou dizemos, pois isso afetará outras pessoas (ver Efésios 4:29). Precisamos pedir ao Espírito Santo que fortaleça nossa fé e nos ajude com os bons sentimentos (ver Livro Selado de Moisés 3:42; Hebreus 11:6).
Nossa Igreja de Jesus Cristo nos explica que “(…)a construção de um templo espiritual, antes que o templo físico seja erigido entre o povo de Sião; em que as palavras deste livro ajudarão o povo a esculpir seus corações endurecidos pelas tradições e preceitos dos homens, polir sua santidade e moldá-los ao verdadeiro conhecimento do meu evangelho, a fim de se encaixar como uma pedra viva na estrutura espiritual do Templo de Deus(…)” (Livro Selado de Moisés 4:66). Nosso Senhor exige que amemos uns aos outros e que ajudemos e compartilhemos uns com os outros. E, ao fazermos isso, não haverá pobres entre nós e viveremos em lares alegres.
Se as diretrizes de nosso lar forem os ensinamentos de Jesus Cristo, então viveremos em lares onde reina a alegria, cujos ramos de nossa posteridade estarão firmemente enraizados nos frutos do Espírito Santo, amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança; sendo esses os sentimentos que devem preencher nossa morada terrestre, como sendo um refúgio celestial. E eis que a alegria é um dos seus frutos e transbordará pelas paredes nos lares de Sião (Atos dos Três Nefitas 10:7; ver Atos dos Três Nefitas 10:9; Mosias 9:54).
Temos o nosso profeta dos dias atuais, Maurício A. Berger, que traduziu O Livro Selado e também recebe revelações de nosso Senhor Jesus Cristo. Isso ajuda a fortalecer nossa fé em Deus, ouvindo Sua palavra. “E o que é fé? – Eis que fé é a soma de todos os sentimentos de confiabilidade que existem em seus corações, que anulam os sentimentos de medo e dúvida quanto a minha atuação entre aqueles que são meus eleitos” (Livro Selado de Moisés 3:70; ver Livro Selado de Moisés 4:24).
É claro que devemos nos lembrar de santificar o Dia do Senhor e de tomar nosso Sagrado Sacramento sem nenhuma alteração nas instruções do Senhor (ver Atos dos Três Nefitas 12:28). Nosso Senhor Deus deseja nos ajudar se seguirmos Seus mandamentos e estatutos, especialmente quando Ele sabe que estamos tentando, com o coração e a mente. “Mas essa condição depende de obedecermos estritamente aos mandamentos de Cristo e deveras guardarmos os seus convênios” (Atos dos Três Nefitas 6:6; ver Gênesis 9:21 Versão Inspirada/Tradução Joseph Smith ; LS, Os Doze Apóstolos de Moisés e A Terra Prometida, versículo 23).
Por boas razões, os altos padrões de Sião devem ser atendidos com a elevação de nossas próprias metas pessoais e espirituais, incluindo o fato de que devemos nos vestir de forma limpa e apropriada para o nosso sagrado e santo Sacramento e para qualquer outro momento sagrado com o Senhor, a fim de respeitar e reverenciar nosso Salvador.
Sim, a menos que as pessoas unidas em seus sentimentos comecem a construir os princípios que governam Sião em seus próprios corações, elas nunca poderão erigir uma Sião fisicamente estruturada na Terra. Isso será impossível, a menos que se gravem as leis que governam este lar celestial em si mesmos; e, depois de edificarem a si mesmos, com o espírito, isto é, com os sentimentos puros que governam Sião, então cada um dos homens e mulheres de Deus deve estender este mesmo princípio em sua própria casa e assim por diante, através da sociedade da Igreja de Cristo em geral, até que todos os cidadãos de Sião estejam vivendo harmoniosamente e de acordo com os altos padrões do Reino de de Deus na terra, assim como é feito nos céus, para que Ele possa vir (Atos dos Três Nefitas 7:7).
Devemos também atender a outros requisitos de Sião, como a Ordem Unida, para efetuar a redenção de Sião. “E, diferente dos dias de Moisés (…) Jesus Cristo, encontre, por fim, um povo que observe seus mandamentos, estritamente limpos da imundícia do mundo de Satanás e puros de coração; tendo todas as coisas em comum, assim como nos dias de Enoque quando viviam em uma ‘Ordem Unida’. – Amém” (Livro Selado de Moisés 17:27; ver também Atos dos Três Nefitas 12:2; Livro Selado de Moisés 17:4).
Ao iniciarmos este novo ano, que mudanças você acha que precisamos fazer para nos qualificarmos para nos tornarmos cidadãos de Sião?